sábado, 4 de outubro de 2008

Você está aqui!

The current location of our sun in the Milky Way.
Credit: NASA/JPL-Caltech/R. Hurt (SSC/Caltech)

Concentre-se nesta imagem. Repare na pequena seta amarela. É aqui que você está. Esta é provavelmente a melhor representação de uma galáxia comum, mas muito incomum, pois esta é a via-láctea.
A obtenção desta imagem é o culminar de várias décadas de estudos, após descobrirmos que vivemos neste "universo insular". Observamos a via-láctea a partir de dentro. Muitas zonas, como o centro da galáxia, não são observáveis no visível devido à enorme densidade de nebulosas de gás e poeiras. Esta imagem foi possível graças à combinação de informação que nos chega pelo espectro electromagnético, desde as ondas de rádio aos raios gama. Consequentemente, esta não é uma fotografia real, igual a tantas outras fotografias de milhões de galáxia que compõem o nosso universo e que nós podemos fotografar apontando um telescópio para uma qualquer zona do espaço numa noite escura e límpida. É antes uma montagem de algo que nenhum de nós poderá algum dia ver. A glória da Via-láctea vista de fora! Tudo o que conhecemos do nosso mundo está ou esteve aqui.

Eis a vastidão e magnificência do Cosmos, do qual nós somos aqui e agora pequenas partículas que lhe dão consciência de si próprio.

Sem comentários:

Enviar um comentário