quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Partir pedra

Consta que um dia, ao passear pelas ruas de Atenas, Sócrates se deparou com um individuo sentado no chão, com um escopo e um martelo, a trabalhar. Quando lhe perguntou o que estava ele a fazer, a resposta foi : é óbvio, estou a partir pedras. - Ah, a partir pedras, retorquiu Sócrates. Que interessante.
Andando mais um pouco o nosso filósofo deparou-se com um segundo homem que fazia exactamente a mesma coisa. E de novo a pergunta, o que estava ele a fazer. A resposta foi : é óbvio, estou a construir blocos de pedra. -Ah, a construir blocos, retorquiu Sócrates. Que interessante. Continua o filósofo com o seu passeio, e mais à frente depara-se com um 3º homem que fazia o mesmo que os outros dois. E de novo a mesma pergunta : o que estava ele a fazer. A resposta foi : estou a construir um templo!
Vale a pena meditar um pouco sobre esta parábola. Os três homens faziam exactamente a mesma coisa. Mas cada um deles tinha imposto uma visão (e uma limitação) ao que fazia.

E eu, que ando eu a fazer nesta vida ? Parto pedras, fabrico blocos, ou ando a construir um templo?

Sem comentários:

Enviar um comentário